Como construir uma relação de confiança com o cidadão a partir da tecnologia

Como as ferramentas online, utilizando tecnologia, podem contribuir para uma aproximação entre o poder público e a população?




Publicado em em Tecnologia e Mudança

Desenvolver uma gestão que agregue o dia a dia dos servidores é o primeiro passo para alcançar a eficiência. Mas um gestor público que deseja obter bons resultados deve estar atento ao protagonista de qualquer cidade: o cidadão. Além de promover iniciativas que vão ao encontro das principais necessidades dos munícipes, a administração pública deve estar atenta em como a tecnologia pode contribuir para construir uma relação de confiança com o cidadão.

Como estabelecer confiança com o cidadão através da tecnologia

A tecnologia pode ajudar a construir confiança junto ao cidadão e os órgãos públicos

Avanços que beneficiam as cidades

Novas tecnologias que trazem benefícios para o município são enxergadas de maneira positiva pelo cidadão. Ou seja, se a gestão decidiu investir em uma nova solução que, de maneira perceptível, traz vantagens para a cidade, o apoio da população torna-se uma consequência. Um bom exemplo disto, é como uma estrutura em cloud computing pode ajudar a reduzir custos nas prefeituras.

Soluções que trazem transparência

Iniciativas tecnológicas que otimizam as rotinas das prefeituras a autarquias trazem também mais transparência aos processos. Ao ser identificada como uma administração transparente, os munícipes passam a confiar mais na gestão. Um dos mecanismos que identificam o quão transparente é uma administração consiste nas análises feitas por órgãos como Ministério Público, Tribunal de Contas e Controladoria Geral da União. Afinal melhorar a comunicação dentro dos órgãos públicos é vital, como já dissemos por aqui.

Aproximação com o contribuinte

A tecnologia possibilita a automatização de rotinas que antes precisavam ser manuais. Com isso o servidor público passa a ter mais liberdade para desempenhar funções estratégicas. Outra vantagem é a autonomia oferecida ao cidadão, que não precisa mais ir presencialmente no órgão público para solicitar demandas. Por se tratar de processos automatizados e transparentes, torna-se possível construir uma relação de confiança com o cidadão.

2 estudos de caso que mostram como a tecnologia pode ajudar prefeituras e órgãos públicos a construir confiança com o cidadão

  1. Prefeitura de Taboão da Serra/SP: Ouvidoria adota plataforma para atender o cidadão
  2. Prefeitura de Palhoça/SC: Como a 10ª cidade mais populosa de SC melhorou sua comunicação interna utilizando a Plataforma

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