Estudo de Caso: Prefeitura de Tubarão/SC

A coordenação de tecnologia da Prefeitura foi protagonista durante o processo de implantação da Plataforma.




Atualizado pela última vez em 30.01.2018 | Cases, Médio Porte

Localizada no Sul do Estado de Santa catarina, Tubarão é a 2ª cidade mais populosa da região com estimativa de 104.457 habitantes (para 2017, segundo IBGE). Próxima ao mar, à serra e às águas termais, é cortada pela rodovia BR-101 e pelo Rio Tubarão, que em seu percurso desemboca na Lagoa Santo Antonio, em Laguna. Destaca-se pelo seu polo comercial e por atividades ligadas à agricultura e à pecuária - com destaque também para empresas do setor de cerâmica. 

Após a ativação da plataforma, a Prefeitura instituiu um decreto determinando que a comunicação administrativa do município deve ser realizada exclusivamente por meio eletrônicos.

104.457
habitantes

Médio Porte
segundo IBGE

Cliente 1Doc desde
2017

Secretaria de Gestão

Coordenador de Informática

A necessidade do uso da plataforma surgiu em razão de ruídos na comunicação interna e dificuldades no acesso de informações sobre o andamento de demandas. “O principal impacto foi no andamento dos processos, pois com a tramitação eletrônica vencemos as barreiras de distância e de pessoal. Outro impacto importante é a formalização das ações e encaminhamentos que antes ficavam dispersos em vários documentos ou mesmo não eram formalizadas”, afirmou o então o coordenador de informática da Prefeitura de Tubarão, Ricardo Duarte.

Pontos positivos observados nos poucos meses de uso da plataforma:

  • velocidade de atendimento;
  • cidadão é avisado automaticamente sobre o andamento do processo;
  • o fluxo da comunicação está mais coerente e controle mais rápido e assertivo.

Ativação da 1Doc

A equipe de tecnologia da Prefeitura foi protagonista durante o processo de implantação da plataforma, participando ativamente do Digital Day - momento em que os servidores são apresentados à metodologia e ao fluxo de trabalho. Após esse primeiro contato, a coordenação da área continua atuante no dia a dia da prefeitura e novos treinamentos são feitos, para que a cultura da virtualização dos processos seja internalizada pelos profissionais de todos os setores. Afinal, além da adoção de uma nova tecnologia, é necessário que multiplicadores se comprometam para potencializar os benefícios.

1.083.266 
documentos
oficiais emitidos

507 
usuários

R$ 39.135,38
Potencial de
economia

63.348 
pessoas
atendidas


Desde outubro de 2017, a Prefeitura de Tubarão utiliza a metodologia 1Doc como forma de melhorar a comunicação interna e externa, otimizando tempo, fornecendo mais dados pertinentes para os servidores e cidadãos e gerando economia de impressões.


« Ver todas as postagens






Materiais ricos
Baixe gratuitamente





VER TODOS OS MATERIAIS »

Compartilhe com um amigo