Estudo de Caso: Prefeitura de Tubarão/SC
A coordenação de tecnologia da Prefeitura foi protagonista durante o processo de implantação da Plataforma.
Localizada no Sul do Estado de Santa catarina, Tubarão é a 2ª cidade mais populosa da região com estimativa de 104.457 habitantes (para 2017, segundo IBGE). Próxima ao mar, à serra e às águas termais, é cortada pela rodovia BR-101 e pelo Rio Tubarão, que em seu percurso desemboca na Lagoa Santo Antonio, em Laguna. Destaca-se pelo seu polo comercial e por atividades ligadas à agricultura e à pecuária - com destaque também para empresas do setor de cerâmica.
Após a ativação da plataforma, a Prefeitura instituiu um decreto determinando que a comunicação administrativa do município deve ser realizada exclusivamente por meio eletrônicos.
104.457
habitantes
Médio Porte
segundo IBGE
Cliente 1Doc desde
2017
Secretaria de Gestão
Coordenador de Informática
A necessidade do uso da plataforma surgiu em razão de ruídos na comunicação interna e dificuldades no acesso de informações sobre o andamento de demandas. “O principal impacto foi no andamento dos processos, pois com a tramitação eletrônica vencemos as barreiras de distância e de pessoal. Outro impacto importante é a formalização das ações e encaminhamentos que antes ficavam dispersos em vários documentos ou mesmo não eram formalizadas”, afirmou o então o coordenador de informática da Prefeitura de Tubarão, Ricardo Duarte.
Pontos positivos observados nos poucos meses de uso da plataforma:
- velocidade de atendimento;
- cidadão é avisado automaticamente sobre o andamento do processo;
- o fluxo da comunicação está mais coerente e controle mais rápido e assertivo.
Ativação da 1Doc
A equipe de tecnologia da Prefeitura foi protagonista durante o processo de implantação da plataforma, participando ativamente do Digital Day - momento em que os servidores são apresentados à metodologia e ao fluxo de trabalho. Após esse primeiro contato, a coordenação da área continua atuante no dia a dia da prefeitura e novos treinamentos são feitos, para que a cultura da virtualização dos processos seja internalizada pelos profissionais de todos os setores. Afinal, além da adoção de uma nova tecnologia, é necessário que multiplicadores se comprometam para potencializar os benefícios.
1.500.375
documentos
oficiais emitidos
669
usuários
R$ 147.268,87
Potencial de
economia
80.060
pessoas
atendidas
Desde outubro de 2017, a Prefeitura de Tubarão utiliza a metodologia 1Doc como forma de melhorar a comunicação interna e externa, otimizando tempo, fornecendo mais dados pertinentes para os servidores e cidadãos e gerando economia de impressões.
Leia também
16 de março de 2015 Sistema eletrônico economiza dinheiro público em Biguaçu com sustentabilidade
7 de março de 2017 Cacau Menezes – Nota na Coluna do Diário Catarinense
6 de setembro de 2018 Plataforma 1Doc traz agilidade e eficiência para novas prefeituras em 3 estados diferentes
19 de dezembro de 2016 Plataforma digital ajuda cidadãos a resolver problemas da cidade
« Ver todas as postagens
Os comentários estão desativados.