Conheça os 5 níveis de maturidade de Governos Digitais
Gartner lança modelo que auxilia órgãos públicos de todo o mundo na mudança para o digital.
Definir uma estratégia para a implantação de um Governo Digital, justificando os orçamentos necessários e conseguindo adesão massiva de outros setores são um grande desafio para gestores dentro do setor público. Para vencer esses desafios é necessário uma estratégia precisamente definida, que precisa ser economicamente viável e também sustentável. Como facilitar esse processo de transição para o digital?
A Gartner, líder mundial em consultorias e pesquisas de ponta, tem estudado casos reais de governos digitais em todo o mundo e chegou a conclusões interessantes. Para Andrea Di Maio, vice-presidente da Gartner, a grande maioria das estratégias de governo digital avaliadas no passado são apenas uma versão modificada de uma estratégia de transição antiga. Em outras palavras, as estratégias foram baseadas em projetos obsoletos de governo digital.
Baseado no conhecimento obtido com governos de todo o mundo, a Gartner lançou os 5 níveis de maturidade de Governos Digitais, que é uma ferramenta para organizações públicas de todo o mundo situarem-se no estágio de Governo Digital em que estão. Dessa forma é possível preparar e implantar uma estratégia adequada para avançar rumo a um Governo Digital, auxiliado pelos níveis de maturidade. Abaixo segue uma descrição de cada um dos níveis.
Nível 1 – Inicial (e-Governo)
Nesse nível, o foco está em mover serviços para a Internet para maior conveniência do usuário e economia de dinheiro, mas os dados e o seu uso ficam isolados, além de serem extremamente limitados. “Se a visão organizacional é de que uma alta porcentagem de serviços online e acessos via celular representam um governo digital moderno, então é necessário mais estudo e advocacia para mostrar o que um governo digital realmente é, bem como os seus benefícios”, comentou Di Maio. “Para avançar com o projeto, crie estudos de caso explicando como a transformação digital vai facilitar ou remover pontos de dor e/ou incomodação da organização.”
Nível 2 – Em Desenvolvimento (Aberto)
O nível 2 não é necessariamente subsequente ao nível 1. Governo digital (e-gov) e governo aberto (open-gov) muitas vezes existem ao mesmo tempo, de forma paralela, com lideranças e prioridades diferentes. Governo aberto geralmente é destinado ao público e tem a intenção de promover transparência, engajamento dos cidadãos e economia. Exemplos que temos hoje são as iniciativas de dados abertos (open data), que geralmente estão juntas com as cidades inteligentes, como o Copenhagen Data Exchange.
Nivel 3 – Definido (Centrado em Dados)
Nível 4 – Gerenciado (Completamente Digital)
Nível 5 – Otimizando (Inteligente)
Agora que você já conhece o modelo 2.0 dos cinco níveis de maturidade de Governos Digitais da Gartner, que tal começar a pensar em estruturar a comunicação eletrônica dentro da sua organização ou ver dicas para estruturar uma ouvidoria de primeiro mundo em órgãos públicos brasileiros?
Adaptação do artigo “5 Levels of Digital Government Maturity“, escrito por Rob van der Meulen.
Leia também
« Ver todas as postagens