Administração Pública Inteligente

Leia o artigo assinado pelo CEO e fundador da 1Doc, Jaison Niehues, publicado no jornal Diário Catarinense.




Publicado em em 1Doc na Mídia

As novas tecnologias estão sendo grandes aliadas dos gestores públicos que possuem uma visão atual e, ao mesmo tempo, de futuro da administração pública. As cidades inteligentes e digitais já são uma realidade em expansão. Mais do que isto, um cenário que vem se consolidando não só para os administradores, mas também para os cidadãos.

As empresas de tecnologia têm tido esse feeling e criam soluções que vão ao encontro desse novo conceito de eficiência em gestão, que prega acima de tudo o desenvolvimento sustentável. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Software aponta que em 2017 os investimentos em TI aumentaram 4,7% no Brasil. O país registrou cerca de U$$ 38 bilhões investidos em hardwares e softwares no último ano, ocupando a 9º posição no ranking mundial de investimentos.

Todos buscam acompanhar as evoluções de forma com que as mesmas sejam utilizadas corretamente para trazer benefícios claros e consistentes para a sociedade de uma maneira geral. Nesse sentido, Santa Catarina sai na frente. Dezenas de prefeituras utilizam soluções tecnológicas para aperfeiçoar seus serviços em ouvidoria e as suas próprias comunicações internas.

Uma prefeitura que atende a população de 102 mil habitantes pode chegar a economizar cerca de 90 mil impressões em seus processos internos, isto em um período de três meses, como aconteceu no município de Tubarão, em Santa Catarina. Não muito distante, em Imbituba, cidade com 40 mil habitantes, a prefeitura utiliza a tecnologia como aliada em sua ouvidoria e consegue economizar 4 mil impressões mensais nos processos. Isso sem contabilizar as vantagens de controle das demandas, provando que plataformas tecnológicas podem atender instituições de qualquer porte de forma eficiente, potencializado seus resultados.

Florianópolis vem sendo considerada como a Ilha do Silício, por ser o polo tecnológico que mais cresce no Brasil. As startups têm se destacado no mercado nacional, sendo voltadas para inúmeras áreas, inclusive para gestão pública. O uso dessas soluções pode resultar em milhões de reais economizados em impressão de papel. Quando calculamos essa economia para outros setores, ficam ainda mais claras as vantagens e benefícios de aplicar a tecnologia a favor da administração pública.

 

(Artigo publicado no jornal Diário Catarinense do dia 24/05/2018)


« Ver todas as postagens


Os comentários estão desativados.





Materiais ricos
Baixe gratuitamente





VER TODOS OS MATERIAIS »

Compartilhe com um amigo