Tecnologia como aliada da transparência nos órgãos públicos

Como e porquê a transparência nos órgãos públicos deixou de ser um diferencial das administrações para ser um requisito básico!




Publicado em em Cidades Inteligentes, Tecnologia e Mudança

Rankings nacionais, análises de instituições fiscalizadoras e cobrança por parte do cidadão. A transparência nos órgãos públicos deixou de ser um diferencial das administrações para ser um requisito básico na gestão pública. Mas nem sempre tornar os processos transparentes é algo fácil de ser alcançado e executado. E neste contexto, a tecnologia surge como uma importante aliada.

Com os avanços proporcionados por novas soluções - que podem ser aplicadas no dia a dia das prefeituras e autarquias -, a transparência pode se tornar cada dia mais presente. Pensando nisso elencamos algumas situações onde pode-se incorporar a tecnologia, para que os processos se tornem ainda mais eficientes e transparentes, tanto para os servidores quanto para os contribuintes.

Prestação de contas junto aos tribunais

A partir do uso de softwares modernos, que possibilitam o lançamento e cruzamento das contas, é possível alcançar mais transparência nos órgãos públicos. Com o uso da tecnologia há também a possibilidade de integração dos setores envolvidos na prestação de contas, o que reduz o tempo de execução do processo. A agilidade e transparência conquistada nesta rotina reflete em resultados positivos em toda a administração

Aproximação dos setores administrativos

Com a tecnologia implantada no serviço público é possível aproximar setores fisicamente distantes. O que antes poderia ser considerado difícil ou inviável pode ser alcançado graças a sistemas de gestão modernos, com uma integração que pode ser viabilizada em poucos cliques. Controladoria e contabilidade possuem processos em comum? Que tal otimizá-los e integrá-los?

Comunicação moderna e eficiente

Graças ao uso da tecnologia, é possível adotar processos de comunicação que fomentem a transparência nos órgãos públicos. Informações que antes poderiam se perder, em meio a tantas demandas e documentos, podem ser armazenadas e repassadas de maneira segura e transparente. Por meio de soluções modernas são definidos processos digitais (considerados oficiais) e muito mais ágeis que os realizados manualmente.

Importante salientar que uma comunicação transparente pode ser considerada a base de todas os procedimentos adotados nas prefeituras e autarquias, considerando que toda e qualquer informação entre setores é trocada/solicitada via comunicação oficial.

Transparência fomentada na “base” de toda a prefeitura

Como já falamos anteriormente, a transparência nos órgãos públicos já não é considerada um diferencial. Além de auxiliar na aproximação do contribuinte e da administração, ela deve estar intrínseca em todas os setores e processos. Talvez o principal deles seja a comunicação interna e gestão documental destas organizações. É a partir deles que são solicitados serviços e insumos, são enviados comunicados, são abertas licitações e são armazenados todo histórico do órgão público. Estabelecer uma comunicação transparente e digitalizada contribui para respaldar os servidores envolvidos no processo, agilizar a comunicação interna e torná-la mais transparente. E sabe o melhor? Já existem soluções no mercado que possibilitam isso.

Em dúvida sobre transição entre tecnologias? Saiba como neste post!

Plataforma 1Doc como aliada

Adotar soluções tecnológicas altamente eficientes é mais fácil (e financeiramente acessível) do que se imagina. A Plataforma 1Doc é uma solução que reúne todas essas características e ainda fará a sua administração adotar práticas sustentáveis, transparentes e que beneficiam o meio ambiente. A partir de uma tecnologia 100% web é possível fazer a gestão documental, comunicação e atendimento de sua prefeitura de maneira rápida e intuitiva. Com ela sua administração economiza tempo (tornando as rotinas mais ágeis e automatizadas) e dinheiro (otimizando a mão de obra dos funcionários públicos e eliminando a necessidade da impressão em papel). Saiba como a 1Doc pode contribuir para aumentar a transparência nos órgãos públicos e mudar a realidade do seu município!

Fale com um especialista

Entraremos em contato para oferecer um diagnóstico grátis

« Ver todas as postagens


Os comentários estão desativados.





Materiais ricos
Baixe gratuitamente





VER TODOS OS MATERIAIS »

Compartilhe com um amigo