Como uma estrutura cloud computing pode ajudar a reduzir custos nas prefeituras

Confira alguns motivos que mostram como uma estrutura em nuvem pode trazer vantagens e reduzir custos em órgãos públicos




Publicado em em Cidades Inteligentes, Tecnologia e Mudança

Quando incorporamos uma nova tecnologia na instituição na qual atuamos, a principal busca consiste na otimização de determinado processo e consequente redução de gastos. Buscar uma solução que reúna as duas características nem sempre é fácil. Afinal, muitos vinculam uma tecnologia de ponta como algo que necessite de um grande investimento.

Por isso no post de hoje trouxemos alguns motivos que mostram como uma estrutura cloud computing pode ajudar a reduzir custos em sua prefeitura. Você verá que é possível investir em tecnologia acessível e segura, gastando menos do que se imagina.

 

Sobre cloud computing

Um conceito vem ganhando espaço entre nos últimos anos e surge como uma alternativa para minimizar a vulnerabilidade dos arquivos e reduzir custos com infraestrutura. Por meio da tecnologia cloud computing (ou computação em nuvem) é possível gerenciar e armazenar arquivos, permitindo o acesso remoto e imediato. Uma tecnologia que vem agregar aos recursos já existentes e possibilita também mais segurança dos dados e, consequentemente, ao usuário.

Essa segurança e alta acessibilidade já pode ser percebida em nosso dia a dia, por meio de diferentes serviços que utilizam o armazenamento em nuvem. A popularização da tecnologia cloud computing nos mostra também a possibilidade de aplicá-la em diferentes âmbitos - inclusive nos órgãos públicos.

 

Investimento de retorno rápido

Se a sua organização optar por implantar soluções cloud computing saiba que o retorno do investimento acontecerá de maneira rápida. Isso porque após contar com uma tecnologia em nuvem não haverá necessidade de investimento em infraestrutura. Em poucos meses (ou anos) esta economia será percebida.

 

Infraestrutura passa a ser responsabilidade do fornecedor

Se a sua prefeitura optar pela adoção da tecnologia cloud computing, a responsabilidade pela manutenção, atualizações e infraestrutura passa a ser da empresa fornecedora. Ou seja, não serão mais necessários equipamentos de última geração e espaço físico para comportá-los. Uma redução significativa dos custos significativa, se comparada às soluções analógicas.

 

Mão de obra pode ser alocada em outras atividades

Para manter uma estrutura tecnológica em uma prefeitura, são necessários servidores públicos que atuem na manutenção e operacionalização dos equipamentos. Com a implantação de uma solução cloud computing, essa necessidade é eliminada. Ou seja, os servidores que antes tinham sua hora alocada nesta atividade podem ser utilizados em outras frentes de trabalho, reduzindo substancialmente os custos.

 

Segurança de dados e alta disponibilidade

A partir de uma solução cloud computing é possível ter acesso às informações e funcionalidades do sistema de maneira remota, ou seja, de qualquer lugar a qualquer hora. Isso proporciona aos usuários mais acessibilidade e autonomia. Por não estarem armazenados em um equipamento físico, os dados armazenados no sistema estão seguro e livre de invasões - o que reduz significativamente os riscos de invasão, “sequestro” de informações confidenciais e perda de dados.

Importante salientar que esses benefícios são alcançados se você optar por uma solução confiável e viável financeiramente. Caso contrário, os altos investimentos podem ser em vão.Se você deseja saber mais sobre as vantagens de abandonar soluções analógicas e migrar para sistemas modernos, não deixe de conferir o [Whitepaper] Papel e gestão pública: razões e benefícios para mudar do processo analógico para o digital.

Fale com um especialista

Entraremos em contato para oferecer um diagnóstico grátis

« Ver todas as postagens


Os comentários estão desativados.





Materiais ricos
Baixe gratuitamente





VER TODOS OS MATERIAIS »

Compartilhe com um amigo