Estudo de Caso: Prefeitura de São Jorge D’Oeste/PR

Cidade paranaense adota Plataforma 1Doc e atinge ótimos resultados em eficiência e economia.




Atualizado pela última vez em 19.01.2018 | Cases, Pequeno Porte

Emancipado em 1963, o município de São Jorge d’Oeste, localizado no Sudoeste do Paraná, tem uma população estimada de 9.291 habitantes (conforme dados do IBGE de 2017). Cliente 1Doc desde 2016, a cidade possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)  de 0,722 e uma economia baseada na exploração da criação de gado de corte e leite, frangos de corte, suínos, milho, trigo, feijão, soja e indústrias. O turismo também é extremamente significativo para a economia local, graças aos Lagos do Iguaçu, considerado um polo turístico do Sudoeste paranaense.

Pórtico de São José d'Oeste/ Crédito: Prefeitura de São Jorge d'Oeste

Com mais de meio século de de emancipação, a cidade de São Jorge d'Oeste impulsiona o Sudoeste do Estado do Paraná em direção às melhores práticas de gestão e comunicação com os munícipes.

9.291 
habitantes

 Pequeno Porte I
segundo IBGE

Cliente 1Doc desde
março/2016

 

Secretaria de Administração

Na busca de um sistema que otimizasse a rotina dos servidores públicos e cidadãos, a Prefeitura de São José d'Oeste reconheceu na plataforma 1Doc uma saída para o gargalo que começava a se desenhar. Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia dos munícipes, era natural que a administração buscasse soluções para se aproximar do público e melhorar a performance do quadro de funcionários do órgão. 

A versatilidade da ferramenta - principalmente em adaptar-se à realidade de prefeituras de pequeno porte -, e a simplicidade para a implantação foram alguns dos fatores que contribuíram para que o sistema fosse adotado. 

São José d'Oeste

Vista aérea do Pórtico da Cidade - São Jorge d'Oeste


A implantação

Em uma pequena cidade como São Jorge d'Oeste é natural que se encontre muita vontade e empolgação diante da possibilidade de testar algo novo. Feita em um dia, a implantação contou com a adesão de mais de 90% dos servidores da Prefeitura, que receberam treinamentos relativos aos processos dos módulos instalados.

Comunicação Interna (Memorandos, CI's e Circulares), Protocolo e Ouvidoria são os módulos utilizados pela administração.

Antes da
1Doc

  • Como costume em cidades menores, muitas reclamações e solicitações feitas pelos cidadãos eram restritas a acordos orais, sem a formalização destes pedidos. Em consequência da falta de formalização, a gestão pública ficava prejudicada e o cidadão, muitas vezes, ficava sem resposta para sua solicitação.

Depois da 1Doc

  • Formalização e padronização das demandas internas e externas - que antes eram feitas apenas através do "boca a boca".
  • Economia inteligente de recursos relacionados às impressões feitas na Prefeitura (como folhas, cartuchos para impressoras, manutenção dos equipamentos, entre outros).

6.501

documentos
oficiais emitidos

34 

usuários

R$ 3.191,17

Potencial de
economia

132

pessoas
atendidas


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