Estudo de Caso: Prefeitura de Petrolina/PE
A Ouvidoria Geral do município utiliza os recursos da Plataforma e incentiva os demais setores a adotarem a solução.
Com população estimada de 343.219 mil habitantes (para 2017, conforme Censo), a cidade pernambucana é cliente da 1Doc desde abril de 2017.
Utilizando os módulos de Atendimento ao Cidadão e Lei de Acesso a Informação (LAI), Petrolina atendeu milhares de pessoas em solicitações que vão desde programas de Governo, como o “Minha Casa Minha Vida” à dúvidas sobre poda de árvores e pavimentação asfáltica.
Além de uma atenção mais ágil às demandas do contribuinte, a Prefeitura consegue, graças à Plataforma 1Doc, prestar contas e retornar via e-mail - gerando mais economia.
A intenção dos administradores da Plataforma é transformar a 1Doc em um sistema para a gestão oficial de todos os setores da Prefeitura.
343.219
habitantes
Grande Porte
segundo IBGE
Cliente desde
2017
Ouvidoria Geral da Prefeitura
Até o momento, 24 setores da prefeitura de Petrolina iniciaram a utilização da Plataforma 1Doc - da Secretaria de Saúde à Agência Municipal de Vigilância Sanitária. Mas o grande destaque do uso da ferramenta fica a cargo da Ouvidoria Geral do Município que, além de registrar todas as demandas na plataforma, incentiva os outros departamentos a formalizarem os pedidos do cidadão no sistema. Mesmo as solicitações, reclamações ou informações solicitadas via telefone são registradas na Plataforma. Isso garante formalização do processo, transparência e garantia do encaminhamento do pedido para sua resolução.
Diversas capacitações estão em andamento na Prefeitura para aperfeiçoar o atendimento ao público. A iniciativa tem como objetivo melhorar a prestação de serviços aos munícipes (e ao público interno) e dar fluidez à troca de informações, aumentando os índices de resolução das demandas.
Capacitações de servidores
A Prefeitura de Petrolina e o setor de Ouvidoria acreditam que, além de uma boa plataforma tecnológica, é necessário investir em capacitação dos servidores públicos que operam o sistema. Dessa forma, é possível garantir a melhoria efetiva no atendimento ao cidadão. A capacitação permite ao servidor conhecer todo o sistema e manuseá-lo de forma correta, para responder melhor às demandas do cidadão e agilizar os processos. Além disso ela:
- permite ao servidor conhecer todo o sistema e manuseá-lo de forma correta;
- proporciona "ir além" do atendimento, melhorando efetivamente a resolução das solicitações;
- aumenta a agilidade de todo o processo: quanto mais habilidade com a plataforma, mais rápido será o atendimento.
A plataforma contribuiu para que a Ouvidoria retomasse o papel de protagonista na resolução das demandas da população, auxiliando também os veículos de imprensa no fornecimento de insumos e o correto direcionamento das demandas dos cidadãos da cidade.
Servidores da Prefeitura de Petrolina participaram de capacitação de atendimento ao público
Depoimento de quem está usando
"Nosso trabalho será o de ficar mais próximo da população, dar voz à comunidade, ouvir suas sugestões, reclamações e buscar, o mais rápido possível, passar uma resposta, eliminando problemas pontuais vividos pela população”
61.457
documentos
oficiais emitidos
1.216
usuários
R$ 4.448,58
Potencial de economia
Leia também
22 de novembro de 2017 Lei da Ouvidoria: descubra o que é e como adequar-se a ela
1 de junho de 2016 Critérios técnicos para adoção de soluções em Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) para Prefeituras
9 de janeiro de 2018 Inovação e Tecnologia: como integrar todos os setores de uma prefeitura a partir do departamento de TI
12 de abril de 2018 Plataforma 1Doc agora pode ser viabilizada por meio do Cartão BNDES
« Ver todas as postagens
Os comentários estão desativados.