Estudo de Caso: Prefeitura de Petrolina/PE
A Ouvidoria Geral do município utiliza os recursos da Plataforma e incentiva os demais setores a adotarem a solução.
Com população estimada de 343.219 mil habitantes (para 2017, conforme Censo), a cidade pernambucana é cliente da 1Doc desde abril de 2017.
Utilizando os módulos de Atendimento ao Cidadão e Lei de Acesso a Informação (LAI), Petrolina atendeu milhares de pessoas em solicitações que vão desde programas de Governo, como o “Minha Casa Minha Vida” à dúvidas sobre poda de árvores e pavimentação asfáltica.
Além de uma atenção mais ágil às demandas do contribuinte, a Prefeitura consegue, graças à Plataforma 1Doc, prestar contas e retornar via e-mail - gerando mais economia.
A intenção dos administradores da Plataforma é transformar a 1Doc em um sistema para a gestão oficial de todos os setores da Prefeitura.
343.219
habitantes
Grande Porte
segundo IBGE
Cliente desde
2017
Ouvidoria Geral da Prefeitura
Até o momento, 24 setores da prefeitura de Petrolina iniciaram a utilização da Plataforma 1Doc - da Secretaria de Saúde à Agência Municipal de Vigilância Sanitária. Mas o grande destaque do uso da ferramenta fica a cargo da Ouvidoria Geral do Município que, além de registrar todas as demandas na plataforma, incentiva os outros departamentos a formalizarem os pedidos do cidadão no sistema. Mesmo as solicitações, reclamações ou informações solicitadas via telefone são registradas na Plataforma. Isso garante formalização do processo, transparência e garantia do encaminhamento do pedido para sua resolução.
Diversas capacitações estão em andamento na Prefeitura para aperfeiçoar o atendimento ao público. A iniciativa tem como objetivo melhorar a prestação de serviços aos munícipes (e ao público interno) e dar fluidez à troca de informações, aumentando os índices de resolução das demandas.
Capacitações de servidores
A Prefeitura de Petrolina e o setor de Ouvidoria acreditam que, além de uma boa plataforma tecnológica, é necessário investir em capacitação dos servidores públicos que operam o sistema. Dessa forma, é possível garantir a melhoria efetiva no atendimento ao cidadão. A capacitação permite ao servidor conhecer todo o sistema e manuseá-lo de forma correta, para responder melhor às demandas do cidadão e agilizar os processos. Além disso ela:
- permite ao servidor conhecer todo o sistema e manuseá-lo de forma correta;
- proporciona "ir além" do atendimento, melhorando efetivamente a resolução das solicitações;
- aumenta a agilidade de todo o processo: quanto mais habilidade com a plataforma, mais rápido será o atendimento.
A plataforma contribuiu para que a Ouvidoria retomasse o papel de protagonista na resolução das demandas da população, auxiliando também os veículos de imprensa no fornecimento de insumos e o correto direcionamento das demandas dos cidadãos da cidade.
Servidores da Prefeitura de Petrolina participaram de capacitação de atendimento ao público
Depoimento de quem está usando
"Nosso trabalho será o de ficar mais próximo da população, dar voz à comunidade, ouvir suas sugestões, reclamações e buscar, o mais rápido possível, passar uma resposta, eliminando problemas pontuais vividos pela população”
61.457
documentos
oficiais emitidos
1.216
usuários
R$ 4.448,58
Potencial de economia
Leia também
1 de junho de 2016 Critérios técnicos para adoção de soluções em Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) para Prefeituras
21 de março de 2018 Características essenciais para um gestor de TI em órgãos públicos
2 de janeiro de 2018 Estudo de Caso: Prefeitura de São Ludgero/SC
20 de abril de 2018 1Doc compartilha números e cases no 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
« Ver todas as postagens
Os comentários estão desativados.