Estudo de caso: Prefeitura de Bombinhas/SC
Como a cidade turística de pequeno porte melhorou seus processos de atendimento e comunicação interna.
Antes mesmo da colonização açoriana e portuguesa, tribos indígenas (na maioria tupis) remontam as bases da cidade de Bombinhas no Estado de Santa Catarina. Sítios arqueológicos, sambaquis e escrituras rupestres validam a presença dos primeiros moradores da região. Localizada a 70km da capital catarinense, o menor município do Estado (com apenas 35,9km²) tem nas belezas naturais de suas 32 praias catalogadas sua característica principal. Sido emancipada em 1992 (desmembrada de Porto Belo/SC), situa-se na mesorregião do Vale do Itajaí e microrregião Itajaí.
Com apenas 26 anos e com grande potencial turístico, Bombinhas também se destaca como uma das cidades mais transparentes do Brasil.
Bombinhas atualmente possui uma população estimada em 18.623 pessoas e um Produto Interno Bruto por morador (PIB per capita) de 29.124,58 em 2015. A partir de uma gestão jovem, vem investindo em tecnologia e inovação para acompanhar as evoluções, que impactam diretamente as rotinas dos servidores e munícipes. Fortalecendo-se como um dos principais destinos turísticos do litoral catarinense, a cidade tem sido capaz de manter um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) considerado elevado (0,78 em 2010). A cidade apresenta alta taxa de desenvolvimento social e uma economia crescente, potencializada pelo principalmente pelo turismo.
18.623
habitantes
(estimativa para 2017, segundo Censo)
Pequeno Porte I
segundo IBGE
Cliente 1Doc desde
2015
Gestão Municipal

Ana Paula - Prefeita de Bombinhas
Com a crescente demanda turística e econômica, que alcança seu pico entre os meses de dezembro e fevereiro - quando a cidade recebe um número de pessoas que pode alcançar até 20 vezes o tamanho de sua população de moradores - a administração busca inovação constante. Mesmo com uma equipe enxuta e recursos limitados, o objetivo é encontrar alternativas para investimentos assertivos e direcionados ao bem-estar da população e aumento da performance dos servidores.
Na busca por resultados e mais transparência pública, a então prefeita Ana Paula da Silva encontrou na 1Doc uma solução viável do ponto de vista de investimento e, principalmente, de adequação às demandas da gestão instituída.
"Conhecemos a solução da 1Doc em um evento da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí e pudemos claramente entender que o impacto seria muito positivo. No outro dia já estávamos em tratativas para implantação", comenta Ana Paula.
Como se iniciou o processo?
Um dia após a apresentação da plataforma 1Doc , feito para os prefeitos da região na AMFRI - Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, a prefeita Ana Paula sinalizou seu forte interesse em implementar a metodologia e colocar o sistema para rodar.
Uma das grandes viabilizadoras da inovação tecnológica na cidade foi Luisa Callegaro, controladora geral do município. Coube a ela implementar e mostrar, na prática, que os processos e rotinas diárias poderiam ficar mais simples e sustentáveis. Ainda que com certa resistência inicial de servidores mais distantes das inovações tecnológicas, a mudança foi muito bem recebida por todos. Em apenas uma manhã, vários servidores da Prefeitura foram treinados para seguir a metodologia 1Doc. As principais rotinas impactadas foram as relacionadas ao atendimento ao público (por meio da Ouvidoria e Comunicação Interna) e a gestão de documentos.
Antes da
1Doc
Não são poucas as dificuldades enfrentadas por prefeituras de pequeno porte. A escassez de recursos se faz presente diariamente e a falta de ferramentas para gerenciar demandas que necessitam de transparência e assertividade também. Em Bombinhas o cenário não era diferente e, entre as questões que se levantavam pré-implantação da 1Doc, estavam:
- falta de uma maneira simples e unificada para atender os cidadãos;
- necessidade de atendimento presencial para resolver vários tipos de demandas;
- necessidade de redação de memorandos e circulares em papel para a comunicação ser oficial entre os setores.

Servidores públicos da Prefeitura de Bombinhas durante treinamento.
Depois da 1Doc
Bombinhas sempre foi uma das cidades mais transparentes do Brasil, mas após a implantação da 1Doc na Prefeitura, o canal de transparência foi ampliado.
- Uso completo da plataforma para acompanhamento das demandas não respondidas na Ouvidoria.
- Economia com papéis, impressões, tintas, carimbos e otimização de tempo no processo de envio e reenvio de solicitações e processos.
- Qualidade no atendimento para o cidadão.
18.683
documentos
oficiais emitidos
153
usuários
R$ 5.292,18
Potencial de
economia
2.112
pessoas
atendidas
Leia também
2 de fevereiro de 2018 Estudo de caso: Prefeitura de Irineópolis/SC
12 de junho de 2019 5 passos para o setor público ser bem-sucedido na transformação digital!
21 de novembro de 2017 1Doc apresenta números das cidades digitais em evento da InovAmfri
10 de abril de 2019 Brasil deve investir em gestão eletrônica para subir no ranking contra corrupção
« Ver todas as postagens
Os comentários estão desativados.