5 dicas para otimizar a Gestão de TI em Prefeituras

Publicado em | Dicas

Um dos setores responsáveis pela inovação em Órgãos Públicos é a Tecnologia da Informação.

A TI nas Prefeituras não deve ser encarada de maneira diferente do que em empresas privadas, a mentalidade deve ser a mesma, minimizar riscos, escalar os serviços e entregar um suporte aos servidores com excelente qualidade. Destacamos 5 dicas que servem de base para qualquer TI:

#1. Foco

A vocação da TI municipal não é somente o suporte aos usuários e ao parque de máquinas, mas também não é (re)inventar a roda. Procurar desenvolver sistemas que já existem em uso em larga escala é procurar "sarna para se coçar". Portanto, foque no suporte aos usuários e no desenvolvimento do macro sistema, buscando conectar todos tornando uma cidade mais eficiente e inteligente.

#2. Tenha um sistema de chamados

Eles agilizam o atendimento, servem de histórico, criam estatísticas para demonstrar os gargalos e facilitam na hora de procurar verbas para expandir a equipe ou aquisição de equipamentos.

#3. Equipe

Monte o seu time, se não for possível ter especialistas em todas as áreas, invista naquelas que possuem maiores fatores de risco, administração de rede. Não abra mão da excelência, os dados municipais não tem preço, uma perda, vazamento, irão arranhar a imagem de toda a administração.

#4. Terceirize

Tudo aquilo que não for absolutamente vital para a TI municipal deve ser terceirizado. Fica muito fácil gerenciar contratos com um SLA acordado e um objeto bem descrito do que todo mês buscar verba para aumentar memória em servidor ou toners de impressoras que nem fabricadas são mais.

#5. Conecte-se

Participe ao máximo de eventos, palestras, seminários, visite as prefeituras ao seu redor. Saia da sua sala. Esse é o principal fator de sucesso, ver o que já está acontecendo, práticas empregadas, sucessos alcançados e principalmente não repetir os erros. Benchmarking, esse é o caminho.

_

Dicas pra gestão TI nas Prefeituras
_

A mentalidade deve ser a mesma que na iniciativa privada, é necessário crescer. Se rotinas antigas e ultrapassadas continuarem em vigor, faltará tempo para planejar e ter um ambiente mais moderno e eficiente.

Se, em sua Organização, uma rotina antiga com base no papel ainda existe, enxergue nesta uma oportunidade para uma mudança, um belo jump-start em rumo às tecnologias do futuro.

 


« Ver todas as postagens






Compartilhe com um amigo