Tecnologia para revolucionar – Diário Catarinense

Confira na íntegra o artigo do CEO e Diretor Técnico da empresa, Jaison Niehues, sobre inovação e tecnologia em Órgãos Públicos publicado no Diário Catarinense em 30 de novembro de 2015.




Publicado em em 1Doc na Mídia

Esta postagem é uma versão online do artigo publicado no jornal Diário Catarinense, de 30/11/2015.

Devido aos recentes acontecimentos, muito do que assistimos nos noticiários e lemos nos jornais sobre o Governo são matérias de escândalos, corrupção, políticos de má fé usando e abusando dos direitos e não cumprindo com o seu principal dever: trabalhar para servir bem o cidadão. No entanto, não podemos esquecer que também existem profissionais excepcionais, que dedicam tempo e esforço para realmente fazer uma cidade, um estado e um país melhor.

Um órgão público é como se fosse uma empresa e nós – cidadãos e contribuintes – somos os clientes. Queremos receber o serviço pelo qual estamos pagando por meio dos impostos. O dever do Governo é fundamentalmente prover saúde, educação e segurança à população. Os outros processos são estruturais e devem existir apenas como meio para suprir esses pilares. Mas o que encontramos no dia a dia são processos complicados, falta de transparência, excesso de burocracia via papel, segurança frágil e informatização precária, razões que dificultam o atendimento quando precisamos recorrer a tais organizações.

As repartições carecem de soluções tecnológicas efetivas e acessíveis, que ajudem a desburocratizar a máquina. No entanto, muitas não sabem da existência de alternativas para agilizar e estruturar a comunicação e o atendimento dos seus serviços. Em SC, RS e SP, por exemplo, 11 prefeituras migraram para uma plataforma tecnológica que em menos de um ano já ajudou a economizar cerca de 1 milhão de impressões, poupando mais de R$ 100 mil aos cofres.

Nestes órgãos públicos, o atendimento e a comunicação interna são on-line e sem papel. Os processos não ficam mais parados, pois é possível visualizar se os responsáveis viram as demandas, como no WhatsApp. A transparência e senso de trabalho colaborativo faz tudo fluir melhor. Cerca de 3 mil servidores acessam o serviço, atendendo mais de 1 milhão de habitantes, que recebem diariamente e-mails e SMS acerca da resolução de seus pedidos, sem gastar nenhuma folha de papel com isso. A informação está acessível e tudo pode ser consultado pela internet, inclusive pelos gestores, que podem acompanhar o andamento dos processos.

Ainda são poucas startups que fornecem soluções para o segmento. Há um grande espaço para inovação e melhorias para este setor que necessita tanto de mudança. E como oferecer um serviço de qualidade não é uma opção, mas sim, uma obrigação dessas instituições, a tecnologia é a grande esperança de uma profunda revolução: nós, cidadãos, começarmos a interagir mais e exigir um Governo aberto, estruturado e eficiente.

_

Conheça o 1Doc Governo.


« Ver todas as postagens






Materiais ricos
Baixe gratuitamente





VER TODOS OS MATERIAIS »

Compartilhe com um amigo