O que é um memorando?

Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.





Sistema eletrônico de comunicação

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O memorando, cabe ressaltar é uma comunicação entre setores e não entre pessoas, dessa forma a informação é planificada entre todos os envolvidos, facilitando a busca de soluções.

Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.

Ele representa um documento cuja característica principal é a agilidade – dada a isenção de quaisquer procedimentos burocráticos que porventura venham a dificultar a tramitação do referido ato comunicativo.

Desse modo, no intuito de evitar um aumento no número de comunicações feitas, os despachos ao memorando são colocados juntamente ao documento de origem.

Deve-se então procurar a solução e mercar como resolvido assim que a demanda for solucionada.

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2 respostas para “O que é um memorando?”

  1. Maria da Conceição Soares Picanço disse:

    Deu pra entender melhor como e quando devemos udar um memorando, da sempre atenção as respostas para para que não venha surgir questionamentos posteriores e muita atenção para q vamos nos dirigir ao responder, nunca deixar de responder e nunca responder com outro memorando.

  2. Ana Rodrigues de Araujo Cavalcanti disse:

    Importante ferramenta de trabalho o memorando pois irá agilizar as comunicações





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